Levanta a mão o pai e a mãe que já sentiu vergonha depois de uma pérola dita pelo(a) filho(a)? Criança se jogando no chão em público, batendo em você, soltando "pum" no elevador? Falando coisas violentas, um palavrão ou algo com conteúdo sexual (e brincando com a genitália?)
Gente do céu! Já vivi quase tudo aí da lista e digo: morria por dentro imaginando o que iam pensar sobre a criação que dou a meus filhos (ainda mais filhos de psicóloga!). Comigo foi e ainda é um trabalho de atenção constante acolher o meu medo de julgamento, mas é libertador quando consigo.
Veja bem. Carregamos a máxima de que os filhos são construídos pelos pais, e eu não discordo por completo. O erro está na limitação desta crença. Esquecemos muitas vezes que há naquele serzinho um temperamento, de que ele não percebe os sentidos do que fala ou faz como nós adultos (e que muitas vezes está justamente experimentando e construindo conceitos). A vergonha nos faz esquecer que ele(a) irá experimentar um espectro imenso de comportamentos que precisam ser orientados até para que aprendam sobre moral e ética (e este é um aprendizado longo).
Esquecemos que somos humanos e que se um dia "falharmos" diante da criança (um palavrão que escapa da nossa boca por exemplo) podemos e devemos nos recolocar para eles, dizer que também erramos e que tentaremos não fazer novamente. Percebe que muitas pessoas que nos olham com visão crítica na maioria das vezes não nos conhece ou não conhece o contexto daquele comportamento de nossos(as) filhos(as)? Ou quando conhece às vezes tem valores bem diferentes dos nossos?
Pais e mães, lá venho eu de novo com a bandeira do "se coloque no colo". Que tal se trabalhar para substituir a vergonha por uma boa dose de humor e leveza? Sim! Hoje eu já consigo rir de algumas manifestações dos meus filhos (não digo rir na frente deles e naturalizar todo tipo de comportamento), mas vejo com mais humor.
Me conta: o que teu filho(a) já fez que te encheu de vergonha, mas que hoje você consegue dar boas gargalhadas?
Camilla Alves Lima Vasconcelos
Psicóloga (CRP 11/03169)
Diretora do IMA-Instituto Matrioska
Comments